Samambaia, a cidade que mais cresce do Distrito Federal.

Premium WordPress Themes - ClassiMove
Publicado por SamambaiaDF

Atualizado em 12/04/2021 09:31

Criada em 1989, a cidade herdou o nome do córrego Samambaia, cuja nascente se encontra abaixo das quadras 127 e 327, lá encontrava-se várias espécies da planta Samambaia.

Samambaia antes de ser chamada como tal, fazia parte do chamado núcleo rural de Taguatinga, onde habitavam pequenos produtores de hortaliças.

A primeira fase de ocupação da cidade foi realizada em 1984, com a divulgação que ali seria uma nova cidade, com planejamento urbano e sanitário.

Os primeiros lotes vendidos na cidade através da Terracap, fora na quadra 406 e no setor de mansões leste.

Em 1985, quando chegaram os primeiros moradores, entretanto, ainda não estavam implantados os serviços de água, energia elétrica, transporte, comunicação, entre outros. A segunda fase foi marcada pela construção e entrega de casas populares da SHIS (antiga Secretaria de Habitação do GDF) pelo sistema BNH (Banco Nacional de Habitação), destinadas às famílias de baixa renda, situadas, hoje, nas quadras 408 a 416 e 606 a 614. O projeto originário previa uma ocupação gradual para Samambaia, porém, aconteceu um crescimento exagerado com a trans­ferência de centenas de famílias que ocupavam áreas irregulares no DF. A última fase de expansão ocorreu, assim, a partir de 1989, quando o Governo do DF desenvolveu um programa voltado para a redução da demanda habitacional de baixa renda e erradicação de invasões. Nesse momento, Samambaia deixou de pertencer à RA de Taguatinga, dotando-se de uma admi­nistração para fazer frente às demandas de sua população. Atualmente, a área urbana de Samambaia subdivide-se em quadras residenciais (QR), comerciais (QN e QS), industriais (QI) das quadras 416 e 616 e, ainda, o Setor de Mansões Sudeste (SMSE) e Leste (SML). A área total da RA é de 102,64 km2, com uma área rural de 76,90 km2, onde existem diversos condomínios e chá­caras que desenvolvem atividades agropecuárias. Samambaia, assim, reúne 8,01% da população total do DF e está localizada a 35 km do centro do Brasília.

FONTE: Assessoria de Planejamento e Ordenamento Territorial – ASPOT/RA XII

Samambaia DF

Comentários com Facebook